DISSERTAÇÕES
Dissertações Turmas Profletras 2014
TÍTULO |
ORIENTANDO |
PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA PROPOSTA DE MULTILETRAMENTOS |
Acesse a dissertação de CARMINA BARBOSA SANTIS AQUI |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE: Memórias e Histórias no Ensino de Língua Portuguesa |
Acesse a dissertação de ALINE EVELLYN MACIEL DE OLIVEIRA E SILVA AQUI |
A REESCRITA DO GÊNERO TEXTUAL CONTO NA 4ª ETAPA EJA: UMA EXPERIÊNCIA COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Acesse a dissertação de ANA CRISTINA DE ARAÚJO NEGRÃO AQUI |
O LETRAMENTO LITERÁRIO: UM ESTUDO DE CASO COM INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA LUÍS GUALBERTO PIMENTEL EM DOM ELISEU-PA |
Acesse a dissertação de PAULO FRONTIN PIO DOS SANTOS AQUI |
A ESCRITA/PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Acesse a dissertação de IVAN VALE DE SOUSA AQUI |
EDUCAÇÃO, MULTILETRAMENTOS E ENSINO DE TEXTO E LEITURA NUMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA |
Acesse a dissertação de CARLOS ANDRÉ DA COSTA SOUZA AQUI |
LETRAMENTO LITERÁRIO E CULTURAL NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: QUE LITERATURA ENSINAR? QUE TEXTOS LER? |
Acesse a dissertação de DANIELE DE ABREU OLIVEIRA AQUI |
PROGRESSÃO TEMÁTICA EM ROTEIROS DE DOCUMENTÁRIOS PRODUZIDOS EM AULAS DE LÍNGUA MATERNA: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL |
Acesse a dissertação de MARIA DO LIVRAMENTO PEREIRA ARAÚJO AQUI |
A RETEXTUALIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE GÊNERO: UMA AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO |
Acesse a dissertação de ARIÁDINA PEREIRA GALVÃO AQUI |
O GÊNERO RESENHA DE FILME NO ENSINO DE (RE) ESCRITA TEXTUAL: A PESQUISA-AÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
|
AS CRÔNICAS DE VIAGEM DE CECÍLIA MEIRELES COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
DO HUMOR À CRITICIDADE: |
|
MASHUPS LITERÁRIOS NA ESCOLA: |
Acesse a dissertação de MARIA EDNA DE BRITO SANTOS AQUI |
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS TEXTOS ORAIS E ESCRITOS DE ALUNOS CAMPESINOS – UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO |
Acesse a dissertação de VALDIRENE NASCIMENTO CAMPOS AQUI |
VARIAÇÃO SEMÂNTICO-LEXICAL DE TUCURUÍ E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Acesse a dissertação de CECÍLIA MARIA TAVARES DIAS AQUI |
Dissertações Turmas Profletras 2016
TÍTULO |
ORIENTANDO |
CICLO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA PEDAGOGIA DE GÊNERO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL |
Acesse a dissertação de FLÁVIA DAMARES AMARAL CANGUSSU AQUI |
QUEM CONTA, SEUS MALES ESPANTA: LEITURA E ENSINO DE |
Acesse a dissertação de LUCIANA VIEIRA PINHEIROAQUI |
Epstemologias de ensino da língua portuguesa: Cantos de memórias e ancestralidades raciais tecendo decoloniedade no ensino |
Acesse a dissertação de ALIANE CORRÊA DE ALENCAR AQUI |
Práticas de leitura e escrita a partir do gênero artigo de opinião: O uso do blog como recurso pedagógico |
Acesse a dissertação de ELIENE RODRIGUES MARINHO AQUI |
A leitura literária na sala de aula: A narrativa fantástica contribuindo para a formação de leitores |
Acesse a dissertação de ELIS REGINA COSTA AQUI |
Infográfico de popularização da ciência e letramento, crítico, verbal, digital, visual e científico: Por uma abordagem de ensino com base na ACG |
Acesse a dissertação deISABEL CRISTINA DE SOUSA COSTA AQUI |
A poética da complexidade: Mia Couto, Manoel de Barros e o letramento literário numa turma do 8º ano de ensino fundamental de uma escola pública de Marabá |
Acesse a dissertação deLEILA MARIA DIAS USZYNSKY AQUI |
O gênero textual conto em práticas de leitura e escrita: Uma proposta para o desenvolvimento das capacidades de linguagem |
Acesse a dissertação de RÚBIA MARIA FERREIRA FERREIRA AQUI |
O conto de fadas na literatura: Articulando práticas de leitura no 7º ano do ensino fundamental |
Acesse a dissertação de TAINÁ SOEIRO DO NASCIMENTO FERREIRA AQUI |
Leitura e produção do gênero história em quadrinhos (HQs) com alunos do ensino fundamental a partir da memória da comunidade barra-cordense |
Acesse a dissertação deTHIAGO SILVA E SILVA AQUI |
Processos Argumentativo-Enunciativos Em Notícia De Jornal Impresso: Uma Proposta De Leitura |
Acesse a dissertação deMARIA DE SOUZA FONSECA AQUI |
Dissertações Turmas Profletras 2017
TÍTULO |
ORIENTANDO |
A PRODUÇÃO DO GÊNERO MICROCONTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA |
Acesse a dissertação de SILMA ACÁCIA DE SOUZA AQUI |
O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS COMO RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOS |
Acesse a dissertação de ROSELY DE NAZARÉ SILVA VELOSO AQUI |
A PRODUÇÃO DE FANFICTIONS NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O CIRCUITO CURRICULAR MEDIADO POR GÊNERO |
Acesse a dissertação de MARIA DOS SANTOS COSTA AQUI |
GÊNERO NOTÍCIA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA E MULTILETRAMENTOS: CONSTRUÇÃO DE UM JORNAL MURAL |
Acesse a dissertação de DENILDE DE AQUINO SOUSA |
CRENÇAS LINGUÍSTICAS NO PROCESSO DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Acesse a dissertação de FRANK DE SOUSA SANTOS AQUI |
Contos escolares: contos produzidos pelos alunos do 7º ‘D’/8 ano ‘A’, da escola Raimundo Ribeiro de Souza a partir de uma intervenção intermediada por sequência didática" |
Acesse a dissertação de MARIA CLAUDIANA DA SILVA CANELA AQUI |
A PRODUÇÃO DE PARÓDIAS COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Acesse a dissertação de MICHELLY SOARES DE OLIVEIRA AQUI |
A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES |
Acesse a dissertação de ROGEANE SILVA MOURA FROIS AQUI |
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO NOTÍCIA: INTERVENÇÃO, LETRAMENTOS E SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Acesse a dissertação de EDINALVA FERREIRA FÉLIX PAIVA AQUI |
LEITURA, ESCRITA E BULLYING: UM ESTUDO EM CONTEXTO ESCOLAR |
Acesse a dissertação de SUELI DOS SANTOS MELO AQUI |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO. DESAFIOS TEÓRICOS, |
Acesse a dissertação de SEBASTIÃO GONÇALVES DIAS AQUI |
VOZES DISSONANTES NA LITERATURA ORAL DE ARAGUATINS - TOCANTINS: MEMÓRIAS QUILOMBOLAS NA ILHA DE SÃO VICENTE |
Acesse a dissertação de ALEX MONTEL DE SOUSA AQUI |
ESTUDO DE LETRAS DE FUNK SOB A PERSPECTIVA DAS NOÇÕES DE VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NUMA TURMA DE 8º ANO DO E.F. DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARAUAPEBAS-PA | Acesse a dissertação de BRUNA CAROLINE BORGES FURTADO AQUI |
MEMÓRIA, LEITURA E ESCRITA: COLETÂNEA DE TEXTOS “PALESTINA CONTA” | Acesse a dissertação de IVONETE MARQUES CARVALHO AQUI |
A POÉTICA DE GUIMARÃES ROSA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO EM UMA TURMA DE 9º ANO EM TUCURUÍ-PA | Acesse a dissertação de MARLENO CHAVES MENEZES AQUI |
Acesse a dissertação de NELCILENE CERQUEIRA DE MORAES AQUI | |
Acesse a dissertação de RAYLSON RODRIGUES DE ARAUJO AQUI |
Dissertações Turmas Profletras 2018
TÍTULO |
ARQUIVO |
O CONTO FANTÁSTICO E O USO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
Acesse a dissertação de ANTONIA EDNA DA SILVA MORAES AQUI |
QUEM LÊ O LIVRO, NÃO IMAGINA O FILME: PRÁTICA DE LEITURA COM ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA NO 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ASSENTAMENTO GAMELEIRA (MA) |
Acesse a dissertação de ANTONIA MAYRA DE SOUSA OLIVEIRA AQUI |
O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL |
Acesse a dissertação de BIANCA CRISTINA DOS SANTOS MIRANDA AQUI |
ATIVIDADES EPILINGUÍSTICAS PARA EVITAR PLÁGIO EM PRODUÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Acesse a dissertação de CANAAN BEZERRA PEREIRA AQUI |
Proposta De Leitura PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE MICROCONTOS COMO INSTRUMENTOS DE EMPODERAMENTO SOCIAL |
Acesse a dissertação de DAIANA LIMA DE ARAUJO AQUI |
PRÁTICAS DE LEITURA E LITERATURA INFANTOJUVENIL NO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO DE LEITORES NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS |
Acesse a dissertação de DANIELLA FROZ NETA AQUI |
DA RESENHA CRÍTICA AO BOOKTUBE: O AGIR DIDÁTICO SOCIOINTERATIVO NO CONTEXTO AMAZÔNICO |
Acesse a dissertação de DANUZIA MARJORYE SANTOS DE ARAÚJO AQUI |
QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO: literatura afro-brasileira e a leitura nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal de Ens. Fund. Pequeno Pajé |
Acesse a dissertação de DELZUITA ALVES SOUSA DOS SANTOS AQUI |
Acesse a dissertação de DORIANNE BARROSO DE VASCONCELO AQUI |
|
LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUALE HUMOR GRÁFICO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS/AM |
Acesse a dissertação de EDILSON DE SOUZA SOARES AQUI |
Acesse a dissertação de EDMILSON COSTA NUNES AQUI |
|
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO GÊNERO RESENHA NO CONTEXTO ESCOLAR |
Acesse a dissertação de EDSON FERNANDO MONTEIRO CRUZ AQUI |
AS VOZES DAS DIÁSPORA: UMA PRODUÇÃO ANTIRRACISTA A PARTIR DA LITERATURA NEGRA BRASILEIRA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Acesse a dissertação de ELIANE BARROS DE OLIVEIRA AQUI |
LEITURA E ESCRITA DE MINICONTOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE BULLYING |
Acesse a dissertação de GILDEANE DE ALMEIDA PEREIRA AQUI |
MORTE E VIDA SEVERINA E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA EMEF JOSÉ MANUEL DE ARAÚJO, EM TAILÂNDIA/PA |
Acesse a dissertação de GLEICY MORAES SANTOS AQUI |
LETRAMENTO LITERÁRIOLETRAMENTO LITERÁRIOUMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Acesse a dissertação de JULIO LUIS ASSUNÇÃO VASCONCELOS AQUI |
Acesse a dissertação de LINDALVA DA SILVA LIMA AQUI |
|
O DIÁRIO DE LEITURAS COMO INSTRUMENTO PARA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO |
Acesse a dissertação de SIDINEIA LIMA ABREU AQUI |
ESPAÇOS DE LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E REEXISTÊNCIAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA |
Acesse a dissertação de SONIA CRISTINA MARQUES CALDAS AQUI |
PRÁTICAS DE LEITURA E OS DESAFIOS DA PRODUÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS |
Acesse a dissertação de TATIANE ARAUJO PEREIRA AQUI |
A LITERATURA DE CORDEL EM FOCO: uma investigação sobre a aceitabilidade do cordel em uma turma de 3ª etapa da EJA |
Acesse a dissertação de ZILENE FERNANDES DE SOUSA SANTANA AQUI |
CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL E TRANSTORNO DO ESPECTROCURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL E TRANSTORNO DO ESPECTROAUTISTA - TEA: METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA EPRODUÇÃO ESCRITA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Acesse a dissertação de JANE SARA ALVES LUZ AQUI |
Dissertações Turmas Profletras 2019
TÍTULO | ARQUIVO |
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO REPORTAGEM: FUNCIONALIDADE E RELAÇÕES DE PODER | Acesse a dissertação de ALLAN ROGÉRIO PORFÍRIO CARDOSO AQUI |
UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVOS EM TEXTOS DOS ALUNOS DO 8º ANO: o uso dos mecanismos linguísticos para a construção do discurso do convencimento na carta do leitor. | Acesse a dissertação de ANDRÉ FELIPE PEREIRA DE SOUZA AQUI |
A POESIA DE MÁRIO QUINTANA COMO MEIO DE LETRAMENTOS NO PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS DO 6º E 7° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO BRAGA E CHAVES NO MUNICÍPIO DE ITUPIRANGA - PARÁ | Acesse a dissertação de ELIONAY RAMOS FÉLIX AQUI |
PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: argumentação, coerência e coesão no artigo de opinião | Acesse a dissertação de EVALDO SOUSA BARRETO AQUI |
INTERVENÇÃO LEITORAINTERVENÇÃO LEITORAAVENTURAS DE HANS STADEN E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO DE LEITURA EM SALA DE AULA NA ESCOLA PADRE JOSÉ DELGARDES EM BARCARENA-PA | Acesse a dissertação de MARIA DO SOCORRO SOSINHO FURTADO AQUI |
A POESIA COMO ESTRATÉGIA DE LEITURA LITERÁRIA COM OS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | Acesse a dissertação de NAZARÉ DE JESUS DE BRITO ALMEIDA AQUI |
A PRODUÇÃO DE RESENHA CRÍTICA TENDO COMO RECURSO O FILME CINEMATOGRÁFICO | Acesse a dissertação de VALÉRIA SARAIVA FERREIRA DA SILVA AQUI |
Redes Sociais