Ir direto para menu de acessibilidade.

Acessibilidade

GTranslate

ptenes
Página inicial > Produção Intelectual > Dissertações
Início do conteúdo da página

DISSERTAÇÕES

Dissertações Turmas Profletras 2014

 

     TÍTULO

ORIENTANDO

PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA PROPOSTA DE MULTILETRAMENTOS

Acesse a dissertação de CARMINA BARBOSA SANTIS  AQUI

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE: Memórias e Histórias no Ensino de Língua Portuguesa

Acesse a dissertação de  ALINE EVELLYN MACIEL DE OLIVEIRA E SILVA AQUI

A REESCRITA DO GÊNERO TEXTUAL CONTO NA 4ª ETAPA EJA: UMA EXPERIÊNCIA COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Acesse a dissertação de ANA CRISTINA DE ARAÚJO NEGRÃO AQUI

O LETRAMENTO LITERÁRIO: UM ESTUDO DE CASO COM INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA LUÍS GUALBERTO PIMENTEL EM DOM ELISEU-PA

Acesse a dissertação de PAULO FRONTIN PIO DOS SANTOS AQUI

A ESCRITA/PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Acesse a dissertação de IVAN VALE DE SOUSA AQUI

 EDUCAÇÃO, MULTILETRAMENTOS E ENSINO DE TEXTO E LEITURA NUMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA

Acesse a dissertação de  CARLOS ANDRÉ DA COSTA SOUZA AQUI

 LETRAMENTO LITERÁRIO E CULTURAL NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: QUE LITERATURA ENSINAR? QUE TEXTOS LER?

Acesse a dissertação de DANIELE DE ABREU OLIVEIRA AQUI

PROGRESSÃO TEMÁTICA EM ROTEIROS DE DOCUMENTÁRIOS PRODUZIDOS EM AULAS DE LÍNGUA MATERNA: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL

Acesse a dissertação de MARIA DO LIVRAMENTO PEREIRA ARAÚJO AQUI

A RETEXTUALIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE GÊNERO: UMA AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO

Acesse a dissertação de ARIÁDINA PEREIRA GALVÃO AQUI

O GÊNERO RESENHA DE FILME NO ENSINO DE (RE) ESCRITA TEXTUAL: A PESQUISA-AÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Acesse a dissertação de LUCIANA DE QUEIROZ LIMA AQUI

AS CRÔNICAS DE VIAGEM DE CECÍLIA MEIRELES COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Acesse a dissertação de REMY PEREIRA DE SALES AQUI

DO HUMOR À CRITICIDADE:
UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GÊNERO CHARGE

Acesse a dissertação de JESSÉ LIMA PINHEIRO AQUI

MASHUPS LITERÁRIOS NA ESCOLA:
A LITERATURA DE MASSA COMO PROVOCAÇÃO À LITERATURA CANÔNICA?
Marabá –

Acesse a dissertação de MARIA EDNA DE BRITO SANTOS AQUI

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS TEXTOS ORAIS E ESCRITOS DE ALUNOS CAMPESINOS – UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Acesse a dissertação de VALDIRENE NASCIMENTO CAMPOS AQUI

VARIAÇÃO SEMÂNTICO-LEXICAL DE TUCURUÍ E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Acesse a dissertação de CECÍLIA MARIA TAVARES DIAS AQUI

 

Dissertações Turmas Profletras 2016

 

     TÍTULO

ORIENTANDO

CICLO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA PEDAGOGIA DE GÊNERO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Acesse a dissertação de FLÁVIA DAMARES AMARAL CANGUSSU AQUI

QUEM CONTA, SEUS MALES ESPANTA: LEITURA E ENSINO DE
LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DE
NARRATIVAS ORAIS MARAVILHOSAS

Acesse a dissertação de LUCIANA VIEIRA PINHEIROAQUI

Epstemologias de ensino da língua portuguesa: Cantos de memórias e ancestralidades raciais tecendo decoloniedade no ensino

Acesse a dissertação de ALIANE CORRÊA DE ALENCAR AQUI

Práticas de leitura e escrita a partir do gênero artigo de opinião: O uso do blog como recurso pedagógico

Acesse a dissertação de ELIENE RODRIGUES MARINHO AQUI

A leitura literária na sala de aula: A narrativa fantástica contribuindo para a formação de leitores

Acesse a dissertação de ELIS REGINA COSTA AQUI

Infográfico de popularização da ciência e letramento, crítico, verbal, digital, visual e científico: Por uma abordagem de ensino com base na ACG 

Acesse a dissertação deISABEL CRISTINA DE SOUSA COSTA AQUI

A poética da complexidade: Mia Couto, Manoel de Barros e o letramento literário numa turma do 8º ano de ensino fundamental de uma escola pública de Marabá

Acesse a dissertação deLEILA MARIA DIAS USZYNSKY AQUI

O gênero textual conto em práticas de leitura e escrita: Uma proposta para o desenvolvimento das capacidades de linguagem

Acesse a dissertação de RÚBIA MARIA FERREIRA FERREIRA AQUI

O conto de fadas na literatura: Articulando práticas de leitura no 7º ano do ensino fundamental 

Acesse a dissertação de TAINÁ SOEIRO DO NASCIMENTO FERREIRA AQUI

Leitura e produção do gênero história em quadrinhos (HQs) com alunos do ensino fundamental a partir da memória da comunidade barra-cordense

Acesse a dissertação deTHIAGO SILVA E SILVA AQUI

Processos Argumentativo-Enunciativos Em Notícia De Jornal Impresso: Uma Proposta De Leitura

Acesse a dissertação deMARIA DE SOUZA FONSECA AQUI

 

 Dissertações Turmas Profletras 2017

 

     TÍTULO

 ORIENTANDO

A PRODUÇÃO DO GÊNERO MICROCONTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

Acesse a dissertação de SILMA ACÁCIA DE SOUZA AQUI

O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS COMO RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOS

Acesse a dissertação de ROSELY DE NAZARÉ SILVA VELOSO AQUI

A PRODUÇÃO DE FANFICTIONS NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O CIRCUITO CURRICULAR MEDIADO POR GÊNERO

Acesse a dissertação de MARIA DOS SANTOS COSTA AQUI

GÊNERO NOTÍCIA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA E MULTILETRAMENTOS: CONSTRUÇÃO DE UM JORNAL MURAL

Acesse a dissertação de DENILDE DE AQUINO SOUSA
GÊNERO
 AQUI

CRENÇAS LINGUÍSTICAS NO PROCESSO DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Acesse a dissertação de FRANK DE SOUSA SANTOS AQUI

Contos escolares: contos produzidos pelos alunos do 7º ‘D’/8 ano ‘A’, da escola Raimundo Ribeiro de Souza a partir de uma intervenção intermediada por sequência didática"

Acesse a dissertação de MARIA CLAUDIANA DA SILVA CANELA AQUI

A PRODUÇÃO DE PARÓDIAS COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Acesse a dissertação de MICHELLY SOARES DE OLIVEIRA AQUI

A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Acesse a dissertação de ROGEANE SILVA MOURA FROIS AQUI

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO NOTÍCIA: INTERVENÇÃO, LETRAMENTOS E SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Acesse a dissertação de EDINALVA FERREIRA FÉLIX PAIVA AQUI

LEITURA, ESCRITA E BULLYING: UM ESTUDO EM CONTEXTO ESCOLAR

Acesse a dissertação de SUELI DOS SANTOS MELO AQUI

PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO. DESAFIOS TEÓRICOS,
METODOLÓGICOS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA A ESCOLA DE ENSINO
FUNDAMENTAL

Acesse a dissertação de SEBASTIÃO GONÇALVES DIAS AQUI

VOZES DISSONANTES NA LITERATURA ORAL DE ARAGUATINS - TOCANTINS: MEMÓRIAS QUILOMBOLAS NA ILHA DE SÃO VICENTE

Acesse a dissertação de ALEX MONTEL DE SOUSA AQUI

 ESTUDO DE LETRAS DE FUNK SOB A PERSPECTIVA DAS NOÇÕES DE VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NUMA TURMA DE 8º ANO DO E.F. DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARAUAPEBAS-PA Acesse a dissertação de BRUNA CAROLINE BORGES FURTADO AQUI
 MEMÓRIA, LEITURA E ESCRITA: COLETÂNEA DE TEXTOS “PALESTINA CONTA” Acesse a dissertação de IVONETE MARQUES CARVALHO AQUI
 A POÉTICA DE GUIMARÃES ROSA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO EM UMA TURMA DE 9º ANO EM TUCURUÍ-PA Acesse a dissertação de MARLENO CHAVES MENEZES AQUI
  Acesse a dissertação de NELCILENE CERQUEIRA DE MORAES AQUI
  Acesse a dissertação de RAYLSON RODRIGUES DE ARAUJO AQUI

 

Dissertações Turmas Profletras 2018

     TÍTULO

 ARQUIVO

O CONTO FANTÁSTICO E O USO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Acesse a dissertação de ANTONIA EDNA DA SILVA MORAES  AQUI

 

QUEM LÊ O LIVRO, NÃO IMAGINA O FILME: PRÁTICA DE LEITURA COM ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA NO 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ASSENTAMENTO GAMELEIRA (MA)

Acesse a dissertação de ANTONIA MAYRA DE SOUSA OLIVEIRA AQUI

 

O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL

Acesse a dissertação de BIANCA CRISTINA DOS SANTOS MIRANDA AQUI

 

ATIVIDADES EPILINGUÍSTICAS PARA EVITAR PLÁGIO EM PRODUÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Acesse a dissertação de CANAAN BEZERRA PEREIRA AQUI

 

Proposta De Leitura

PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE MICROCONTOS COMO INSTRUMENTOS DE EMPODERAMENTO SOCIAL

Acesse a dissertação de DAIANA LIMA DE ARAUJO AQUI

 

PRÁTICAS DE LEITURA E LITERATURA INFANTOJUVENIL NO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO DE LEITORES NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS

Acesse a dissertação de DANIELLA FROZ NETA AQUI

 

DA RESENHA CRÍTICA AO BOOKTUBE: O AGIR DIDÁTICO SOCIOINTERATIVO NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Acesse a dissertação de DANUZIA MARJORYE SANTOS DE ARAÚJO AQUI

 

QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO: literatura afro-brasileira e a leitura nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal de Ens. Fund. Pequeno Pajé

Acesse a dissertação de 

DELZUITA ALVES SOUSA DOS SANTOS AQUI

 

Acesse a dissertação de DORIANNE BARROSO DE VASCONCELO AQUI

 
 LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUALE HUMOR GRÁFICO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS/AM

Acesse a dissertação de EDILSON DE SOUZA SOARES AQUI

 

Acesse a dissertação de EDMILSON COSTA NUNES AQUI

 
 O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO GÊNERO RESENHA NO CONTEXTO ESCOLAR

Acesse a dissertação de EDSON FERNANDO MONTEIRO CRUZ AQUI

 
 AS VOZES DAS DIÁSPORA: UMA PRODUÇÃO ANTIRRACISTA A PARTIR DA LITERATURA NEGRA BRASILEIRA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Acesse a dissertação de ELIANE BARROS DE OLIVEIRA AQUI

 
 LEITURA E ESCRITA DE MINICONTOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE BULLYING

Acesse a dissertação de GILDEANE DE ALMEIDA PEREIRA AQUI

 

MORTE E VIDA SEVERINA E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA EMEF JOSÉ MANUEL DE ARAÚJO, EM TAILÂNDIA/PA

Acesse a dissertação de GLEICY MORAES SANTOS AQUI

 
 LETRAMENTO LITERÁRIOLETRAMENTO LITERÁRIOUMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Acesse a dissertação de JULIO LUIS ASSUNÇÃO VASCONCELOS AQUI

 

Acesse a dissertação de  LINDALVA DA SILVA LIMA AQUI

 
 O DIÁRIO DE LEITURAS COMO INSTRUMENTO PARA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Acesse a dissertação de SIDINEIA LIMA ABREU AQUI

 

ESPAÇOS DE LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E REEXISTÊNCIAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Acesse a dissertação de SONIA CRISTINA MARQUES CALDAS AQUI

 

PRÁTICAS DE LEITURA E OS DESAFIOS DA PRODUÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS

Acesse a dissertação de TATIANE ARAUJO PEREIRA AQUI

 

A LITERATURA DE CORDEL EM FOCO: uma investigação sobre a aceitabilidade do cordel em uma turma de 3ª etapa da EJA

Acesse a dissertação de ZILENE FERNANDES DE SOUSA SANTANA AQUI

 
 CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL E TRANSTORNO DO ESPECTROCURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL E TRANSTORNO DO ESPECTROAUTISTA - TEA: METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA EPRODUÇÃO ESCRITA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Acesse a dissertação de JANE SARA ALVES LUZ AQUI

 

 

 Dissertações Turmas Profletras 2019

 

TÍTULO ARQUIVO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO REPORTAGEM: FUNCIONALIDADE E RELAÇÕES DE PODER Acesse a dissertação de ALLAN ROGÉRIO PORFÍRIO CARDOSO AQUI
UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVOS EM TEXTOS DOS ALUNOS DO 8º ANO: o uso dos mecanismos linguísticos para a construção do discurso do convencimento na carta do leitor. Acesse a dissertação de ANDRÉ FELIPE PEREIRA DE SOUZA AQUI
A POESIA DE MÁRIO QUINTANA COMO MEIO DE LETRAMENTOS NO PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS DO 6º E 7° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO BRAGA E CHAVES NO MUNICÍPIO DE ITUPIRANGA - PARÁ Acesse a dissertação de ELIONAY RAMOS FÉLIX AQUI
PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: argumentação, coerência e coesão no artigo de opinião Acesse a dissertação de EVALDO SOUSA BARRETO AQUI
INTERVENÇÃO LEITORAINTERVENÇÃO LEITORAAVENTURAS DE HANS STADEN E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO DE LEITURA EM SALA DE AULA NA ESCOLA PADRE JOSÉ DELGARDES EM BARCARENA-PA Acesse a dissertação de MARIA DO SOCORRO SOSINHO FURTADO AQUI
A POESIA COMO ESTRATÉGIA DE LEITURA LITERÁRIA COM OS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Acesse a dissertação de NAZARÉ DE JESUS DE BRITO ALMEIDA AQUI
A PRODUÇÃO DE RESENHA CRÍTICA TENDO COMO RECURSO O FILME CINEMATOGRÁFICO Acesse a dissertação de VALÉRIA SARAIVA FERREIRA DA SILVA AQUI

 

Fim do conteúdo da página